GERANDO DE INVENTÁRIO
Inventário
(alt-1-1-A-3)
O inventário é um
procedimento utilizado periodicamente pelas empresas para gerar uma totalização
dos estoques e fornecer este um relatório quantitativo para a contabilidade.
Existem diversos objetivos para o mesmo mas o principal tem relação com a
apuração de estoque e analises contábil.

O
primeiro passo na utilização do inventário é a sua criação e para isso é
necessário utilizar a opção do menu acima, 3 - Gerar Inventário
(alt-1-1-A-3-3) no menu do sistema como na próxima ilustração.
O inventário é emitido no
inicio de cada ano, então cada inventário terá a data do último dia do ano
anterior.
Obs.:
Se for gerado o inventario em uma data e depois for gerar de novo na mesma data
será preciso excluir esse inventario e depois gerar novamente ou então, poderão
existir dois inventários com mesma data, podendo ser excluído um deles
posteriormente.

No
Campo acima digite a data do último dia do ano = 31/12/AAAA
Selecione o motivo do Inventário: Para final de Ano use – Final no Período

Após
dar o inicio o sistema executará a geração do inventário em três partes de
processamento, isso
pode demorar um pouco dependendo da configuração do computador e da quantidade
de produtos cadastrados,
o sistema não deve ser interrompido.

Tela de processamento – Parte 3
Quando
este processamento terminar a janela se fechará liberando o sistema para uso,
então será possível realizar outras tarefas como: impressão, consultas e
exclusão.
Consulta/Atualização/Impressão
dos Inventários e exclusão (alt-1-1-A-3-2)
O
objetivo desta consulta é a verificação bem como de emissão do relatório do
inventário efetuando filtros e demais analises referentes ao mesmo

Ilustração 53
Escolha
o período gerado para consultar

A
janela abaixo mostra as informações sobre os produtos gerados no inventário do
período selecionado. Será possível efetuar filtros bem como emitir o relatório
com diversas formas de ordenação, alfabética, por grupo/subgrupo, agrupamentos
entre outros. Também é nesta tela que será possível excluir o inventário
atualmente selecionado, bastando clicar no botão excluir e seguir os passos.

Segue abaixo um modelo de
impressão do inventário.
É
importante utilizar o botão TOTALIZAR, pois ele poderá sinalizar algum
erro no estoque mostrando valores muito absurdos que poderão ser causados por
erros de lançamento no estoque ou nos valores do custo médio de um produto.
Abaixo temos um exemplo de valores absurdos.

Dica:
Utilize o controle de impressão para que possa imprimir o inventário por
partes.
IMPRESSÃO DO INVENTÁRIO
Para
executar esta tarefa é ideal que não apareçam erros de estoque negativo, e para
que não imprimir isso execute o filtro com estoque e use a opção
imprimir valor de compra e clique em imprimir inventário, com mostramos
abaixo:
Consulta/Atualização Produtos
com seus Inventários (alt-1-1-A-3-1)

Para
consultar seus produtos é necessário filtrar, temos varias opções de filtro
para esse MENU nesse caso foi utilizado sem estoque.

Na
tela acima é exibido á esquerda a listagem dos produtos e na tela à direita a
listagem do inventário onde o produto consta.
Controle de Impressão
Objetivo: Através deste controle será
possível imprimir páginas individualmente no sistema.
Método: No rodapé do sistema dê 2
cliques na palavra impressora como mostra a figura abaixo.


Após
clicar será exibida a tela abaixo.

Selecione
as seguintes opções: Paginar Relatório e acesse novamente para clicar em Tela, assim, sempre que for imprimir um relatório este aparecerá na tela
e então bastará clicar na impressora a esquerda para que a tela de controle
apareça.

Tela de relatório quando
impresso inicialmente na tela

Tela de controle de impressão
Na
tela acima é possível escolher quais páginas deseja imprimir de qualquer
relatório.
INVENTÁRIO SEM
IMOBILIZADO.
Alguns clientes
informam que algumas CFOPs não devem aparecer em seus inventários. Para que
isso não aconteça é importante informar ao cliente que na consulta de CFOPs
cadastradas há opções de parâmetro.

Exemplo
OPÇÕES:
1 - Não movimentar estoque ao
cadastrar NF (útil para inventário).
R.: os
produtos cadastrados após a marcação desta opção e uso desta CFOP, não criarão
movimentação no estoque, nem de entrada ou saída. Devendo o respectivo produto
ter seu estoque total zerado inicialmente e permanecer com estoque zerado.
Desta forma não apareceram no inventário se estiver utilizando o filtro COM
ESTOQUE.
2 - Não somar valor do produto
no Contas a Pagar
R.: Opção
feita para situações onde alguns produtos na Nota não vem cobrando na
duplicata, normalmente isso ocorre quando é bonificado.
3 - Ignorar Nota fiscal no
Livro Fiscal
R.: Utilizada
para tipo de nota que não precisa ser gerada para o livro fiscal.
(Ex.:
nota de serviço ).
4 - Não gerar Contas a Pagar
da Nota Fiscal
R.:
Utilizada quando o CFOP não gera duplicata para contas a pagar. Ex.: CFOP de
remessa de mercadoria
5 - Não somar valor do IPI no
contas a pagar.
R.:
Quando a duplicata vem sem o valor do IPI.
OBSERVAÇÕES
- No caso
de CFOP’s que não deveriam entrar no inventário a solução é cadastrar a
nota de entrada com a opção um (1 - Não movimentar estoque ao cadastrar
NF) marcada, assim a nota ou o produto que receber a referida CFOP não
serão gerados para o inventário do ano seguinte.
- No caso
de correção lançamentos anteriores de inventário, para que produtos ou
notas não apareçam em inventário gerado será necessário alterar a data do
sistema para o período requerido, fazer as alterações necessárias de CFOP
e itens de nota. Voltar a data correta e somente após todos os acertos é
que deverá ser gerado um novo inventário constando as alterações
realizadas.
- O botão
atualizar no inventário, ajusta apenas QTD e Custos. Se for fazer qualquer
mudança nas quantidades é preciso que voltar a data do computador para o
período antes da data de geração do inventário.
- Acertos
de quantidade em estoque só poderão ser feitos com mudança a da data, caso
contrário a alteração não aparecerá. Bastará então gerar novamente o
inventário, na data atual, que as mudanças aparecerão. Poderá até ter
mais de um inventário gerado, depois basta excluir o que não quiser.
- O botão
atualizar no inventário, ajusta apenas QTD e Custos. Se for fazer qualquer
mudança nas quantidades é preciso que voltar a data do computador para o
período antes da data de geração do inventário.